Para você. Uma receita da vovó Bertha.
- jade turquesa

- 11 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Nesta Páscoa e se tudo der bem, nas próximas, uma receitinha de bacalhau cai como carinho. Só ou acompanhada (você, não o bacalhau) vale experimentar esta receita. Da minha avó portuguesa para os amantes deste saboroso prato.
- bacalhau. Eu compro o dessalgado e sem espinhas, congelado. Corto em postas de 5cm cada. Mas se você comprar o outro, terá que dessalgar um dia antes.
- batata. Faço uma conta de 1 batata grande/média por pessoa. Fatiar. Meio centímetro cada fatia.
- cenoura. A conta é meia cenoura por pessoa. Fatiar, meio centímetro cada fatia
- abobrinha. Mesma conta da cenoura. Fatiar, 1 cetímetro cada fatia.
- pimentão. Se você gosta, vale até colocar o verde. Mas o ideal é usar o vermelho. Tamanho médio. Corte em fatias compridas e finas.
- azeitonas. Pretas e verdes.
- molho de tomate. Faça um molho com cebolinha , alho (se gostar) e meio knorr de frango, Uso molho (quase) pronto da Fugini. Não economizo, uso 2, para 2 pessoas. Coloco 1 copo de água, misturo tudo. Quando borbulhar, está pronto.
- cebola. Uma cebola grande fatiada fininha.
- alho. Só se for fã. 3 dentes grandes cortados em grandes fatias. É para ele aparecer.
E muito azeite no final.
Modo de fazer:
Ferva água em uma panela. Coloque 1 colher de sopa bem cheia de sal. Bem mesmo.
Quando estiver borbulhando coloque as postas de bacalhau, as fatias de cenoura e deixe por 5 minutos. Depois disso, retire as postas de bacalhau colocando-as em uma forma de material que possa ir ao forno.
Agora junte na fervura as fatias de batata e deixe cozinhando por mais 5 a 7 minutos. Experimente para ver se estão quase no ponto e coloque as fatias de abobrinha. Deixe ferver na água do bacalhau por mais uns 3 a 4 minutos. Jogue-as devagar no coador.
Naquela forma que o bacalhau repousou, espalhe tudo. Faça seu desenho e não esqueça de colocar as fatias de cebola, o alho, o pimentão em tirinhas.
Está bonito?, Espalhe, como um bálsamo, o molho de tomate. As azeitonas estão esperando para finalizar, junto com muuuuuuuito azeite. Do bom heim!
Agora, essa maravilha vai para o forno e ficará lá até o molho de tomate borbulhar.
Deu água na boca?
Então, aproveite! Bom apetite e que tenha uma Páscoa abençoada.









Oi Jade.....gosto de ler suas mensagens e histórias e ver os posts delicados como voce!
Ainda nao sei navegar muito bem mas estou melhorando aqui.
Boas lembranças Jade, da vovó Bertha que chegou a conhecer seus três bisnetos, e do bacalhau que provei o da sua mãe, claro que a mesma receita!!! Essas boas lembranças a gente não esquece!!!
Boa receita da vó Bertha.